quarta-feira, 8 de junho de 2011

Final do ano lectivo

Mais uma etapa ultrapassada , mais um ano inteiramente cheio de grandes actividades relativamente a esta disciplina , com esta aprendemos muito como seres e apercebemos-nos mais da realidade da pobreza vivida no nosso país , bem como a solidão que tantas pessoas nos transmitirem , é triste isto mas , é a pura realidade do nosso país ! 

Queremos agradecer aqui , a todos que nos apoiaram desde o início , que fizeram deste projecto uma realidade  e a todos que visitarem o nosso blog , um obrigado a todos !

Apresentação final

Ontem , pelas 17h30 todas as turmas do 12º ano do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades , reuniram-se no cine - teatro , com objectivo de fazer a apresentação final do trabalho realizado ao longo do ano , esta actividade decorreu até 19h45 . 

terça-feira, 7 de junho de 2011

Banco Alimentar: 68 toneladas na primeira recolha via Internet

Responsáveis sublinham «generosidade de todos os portugueses» num tempo de dificuldade

Lisboa, 06 jun 2011 (Ecclesia) – A Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome conseguiu quase 68 toneladas de alimentos via Internet, no âmbito da campanha iniciada a 26 de maio e concluída este domingo.
“Às 3962 pessoas que alimentaram mais esta ideia, aqui fica o nosso agradecimento em nome das pessoas carenciadas que vão beneficiar dos alimentos”, assinalam os responsáveis pela iniciativa, no site www.alimentestaideia.net
Para a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, “a quantidade de alimentos recolhida online neste curto período de tempo é um bom exemplo da generosidade de todos os portugueses que não ficam indiferentes aos mais necessitados”.
Os produtos serão agora encaminhados para o Banco Alimentar da região onde foram doados e entregues por instituições de solidariedade a 319 mil pessoas comprovadamente carenciadas sob a forma de cabazes ou de refeições confecionadas.
Denominada ‘Alimente esta ideia … agora também online’, a nova plataforma de recolha de alimentos baseada na Internet funciona como complemento ao canal tradicional de recolha nas superfícies comerciais, nas quais se recolheram 2309 toneladas de géneros no final de maio.
A plataforma eletrónica de recolha de alimentos permite a sua integração nas principais redes sociais e móveis como o Facebook e o Messenger (com capacidade para instalação de Apps).


Notícia : agencia ecclesia

Dia Mundial da Criança







O grupo Mãos Unidas esteve a colaborar com a câmara municipal nesta actividade ! 

terça-feira, 31 de maio de 2011

Visita à instituição ADAV - Aveiro





Actividade Misericórdia - Dia 29 de Maio 2011




Actividade com ASSOL e com escola primária - Dia 25 de Maio de 2011




Banco Alimentar bate recorde

"A campanha realizada este fim-de-semana pelo Banco Alimentar Contra a Fome de Braga rendeu mais de 158 toneladas de alimentos, ultrapassando todas as expectativas dos responsáveis da instituição.
Ontem, a direcção do Banco Alimentar de Braga divulgou os números finais da operação de recolha de alimentos que permitiu angariar 158 332 quilos de arroz, massa, azeite, óleo, azeite, leite, atum, salsichas e outros bens que vão ser agora distribuídos por 90 instituições particulares de solidariedade social do distrito.

Estas instituições parceiras do Banco Alimentar procederão à entrega dos alimentos a um universo de quase dez mil pessoas carenciadas.
A campanha do Banco Alimentar decorreu em mais de 70 estabelecimentos de comércio alimentar de onze concelhos do distrito, destacando-se o de Braga pela quantidade de alimentos doados. Quase 63 toneladas foram recolhidos em 22 lojas do concelho bracarense.
Os consumidores de nove lojas do concelho de Guimarães contribuíram com 30 803 quilos de alimentos.

No concelho de Famalicão, onze lojas aderiram à campanha do Banco Alimentar, permitindo a recolha de 19 724 quilos de alimentos.
A loja ‘Continente’, na Avenida Robert Smith, em Braga, foi a que maior quantidade de alimentos recolheu para os stocks do Banco Alimentar Contra a Fome de Braga: 13 020 quilos.<
br /> 
Em segundo lugar neste ‘ranking’ ficou a loja ‘Pingo Doce’, na Quinta dos Congregados (Braga Parque) com 9 311,6 quilos de alimentos.
Em terceiro lugar posicionou-se a loja ‘Continente’ do centro comercial ‘GuimarãesShopping’ com 8 355 quilos de alimentos doados.

A direcção do Banco Alimentar Contra a Fome agradeceu a todos os voluntários e doadores que “participaram nesta causa”, já que “a ajuda de todos foi inestimável na recolha, transporte, triagem e armazenamento dos produtos doados”.

Mais 24,4 por cento

Relativamente à campanha de Maio de 2010, a população bracarense contribuiu com mais 31 toneladas de alimentos, o que significa um aumento de 24,4 por cento.
Em todo o país, os Bancos Alimentares recolheram 2,3 toneladas de alimentos, o que representa um aumento de 14.9 por cento em relação à campanha de Maio de 2010.

Até 6 de Junho a campanha ‘Ajuda Vale’, decorre em todas as lojas Dia/Minipreço, El Corte Inglês, Jumbo/Pão de Açúcar, Lidl, Continente e Pingo Doce, bem como a campanha ‘on line’ em www.alimentestaideia.net, uma nova plataforma de recolha de alimentos baseada na internet que funciona como complemento ao canal tradicional de reco-lha nas cadeias de distribuição."

Notícia : Correio do Minho

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Instituições de solidariedade de Portimão divulgam acções e angariam voluntários


O pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Portimão foi o local escolhido
 para a realização de um encontro das instituições de solidariedade social do
 concelho, que entre as 11:00 e as 19:00 deste sábado, dia 14 de Maio, irão divulgar
 as suas actividades, numa iniciativa da Plataforma Algarve pela Vida que conta com a
colaboração da Câmara Municipal de Portimão.

Para além de solicitarem apoio às acções que desenvolvem, as instituições terão ainda
a oportunidade de sensibilizar os visitantes para se tornarem seus voluntários, numa altura
 em que se comemora o Ano Europeu do Voluntariado.

Saliente-se que a Plataforma Algarve pela Vida é um movimento cívico,
 fundado em Abril de 2007,
 constituído por uma rede de pessoas e instituições das mais diversas proveniências,
orientações
 ou credos e que tem como objectivo promover, por um lado o apoio a pessoas em
 dificuldade,
 em particular grávidas e mães, e por outro uma cultura da vida assim entendida
desde a sua
 concepção até à morte natural. 


Notícia : Jornal do Algarve

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Um casamento real que não vai ter prendas

"A marcar a diferença, este casamento não vai ter presentes. Os noivos abdicaram da tradicional lista de casamento. Aos convidados foram apenas pedidas doações para instituições de solidariedade. Mesmo assim, familiares e amigos mais próximos quiseram manter a tradição.

O casal até criou no site oficial do seu casamento, uma página com todas as 26 causas que apoiam e que reflectem as suas preocupações. Apesar deste pedido, os noivos continuam a receber dos familiares e amigos prendas de casamento.

Habitualmente nestas festas majestosas, as casas reais oferecem objectos que pertenceram a um parente comum. Como uma jóia ou um quadro.

Já o jovem casal deverá brindar os convidados mais íntimos com um pin real em prata com as suas insígnias. Uma pequena lembrança para recordar este casamento real." 



Notícia : http://www.tvi24.iol.pt/internacional/prendas-tvi24-casamento-real-solidariedade/1249303-4073.html

terça-feira, 26 de abril de 2011

Cardeal-patriarca apela à solidariedade e à caridade


"Na homilia pascal em Lisboa, o cardeal-patriarca de Lisboa deixou um apelo à solidariedade e à caridade. D. José Policarpo lembrou que os portugueses estão a viver um momento muito duro."


Notícia : www.rtp.pt

quinta-feira, 21 de abril de 2011

UE começa a falhar pela falta de solidariedade


"A Europa está a fazer uma política que é o contrário da solidariedade europeia». O alerta foi deixado, ontem, pelo presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, que presidiu à sessão de abertura da conferência internacional sobre “O Desafio Demográfico: Tempo para novos modelos de conciliação do trabalho e da vida familiar”, que decorre até domingo, no Hotel Four Views Baía, e é organizada pelo Centro Internacional de Formação dos Trabalhadores da Indústria e Energia (CIFOTIE), com o apoio do Centro Europeu para os Assuntos dos Trabalhadores (EZA) e do Governo Regional.
Perante uma plateia com representantes europeus, Jardim falou sobre uma Europa que está a sofrer as consequências do liberalismo. Realçando que foi o pós-modernismo que lançou a Europa nesta crise, a criação da moeda única, «que deveria ser para ter uma maior solidariedade e solidez de comportamento comum em defesa da nossa economia, acabou por não funcionar». Neste sentido, Jardim teme que a Europa «comece a falhar, com todos os valores que felizmente ainda tem, por causa de, a tempo, não se ter tratado da solidariedade forte e efectiva entre os europeus».
Para o líder do Governo Regional, «esta é uma situação grave, porque se a estrutura familiar já estava abalada pela insensatez, demagogia, pela falta de princípios e pela vertigem pós-modernista dos políticos europeus, esta crise vai afectar a estrutura familiar e o emprego». Assim sendo, «ou as grandes instituições que fizeram a Europa voltam a pôr os seus pontos de vista ou vamos andar à mercê de políticos que hoje são de uma grande mediocridade».
Aproveitando a presença de representantes da comissão europeia, o líder do Executivo madeirense agradeceu o apoio europeu no desenvolvimento da Madeira.
Na abertura dos trabalhos da conferência internacional, o presidente da CIFOTIE, António Matos Cristovão destacou a presença de Jardim na conferência. Aquele responsável considera o líder madeirense a «alavanca do desenvolvimento da Região» e que merecia ter sido primeiro-ministro ou Presidente da República. O reconhecimento do trabalho de Alberto João Jardim foi também reconhecido pelo presidente da EZA, Raf Chanterie, que já foi deputado europeu. Raf Chanterie considera que Jardim deve ser um exemplo para a Europa, já que conseguiu ultrapassar o 20 de Fevereiro através do muito trabalho.
No final, o reverendo José Fiel Sousa, em representação do Bispo D. António Carrilho, destacou a importância da discussão da família e trabalho, neste tempo de crise.
Clima de grande estabilidade laboral
Na conferência internacional sobre a conciliação do trabalho e da vida familiar, o presidente do Governo Regional falou sobre os factores de desenvolvimento na Região e também da concertação social. Além da ajuda europeia, o seguir a doutrina social da igreja católica, permitiu, segundo Jardim, que a Região tenha «um clima de grande estabilidade laboral». As greves que existiram na Madeira foram reflexo de conflitos nacionais, adiantou o líder do Executivo madeirense.
Aos participantes da conferência explicou que a Madeira pratica o princípio da concertação a três nas negociações sociais: patrões, operários e o Governo Regional, que consta na lei geral laboral portuguesa como uma especificidade. Ao contrário, Portugal enveredou pelo sistema em que o Estado afasta-se das negociações laborais, preferindo fazer um Conselho de Concertação Social, «entregando a vida social ao conflito».
Além disso, a concertação na Região é feita por sector, porque cada um tem as suas especificidades, e não de uma forma global, como é feito no continente. Por isso, Jardim, garante que não tem razões «para abandonar este tipo de concertação».
Deixar de ser escravos do dinheiro
À margem da iniciativa, o presidente da CIFOTIE, António Matos Cristovão, disse que a conferência internacional tem o objectivo de reflectir sobre as soluções para contornar a crise. «Não foram os trabalhadores que contribuíram para a situação que a Europa se encontra», refere. «O que nos interessa é soluções, como vamos aumentar a produtividade e é com isso que os trabalhadores têm de estar preocupados». Contudo, adverte, que «não podemos ser escravos do dinheiro e do capitalismo selvagem que já provou que levou à situação actual». Desta forma, é fundamental conciliar a vida laboral, com a familiar.
Jardim distinguido pela EZA
O presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, foi, ontem, distinguido pelo Centro Europeu para os Assuntos dos Trabalhadores (EZA) com o Mérito Europeu 2011. Do CIFOTIE recebeu uma peça de cerâmica Bordalo Pinheiro, inspirada na Rainha D. Leonor.
Conclusões da conferência apresentadas domingo
Participam, até domingo, cerca de 90 pessoas na conferência internacional sobre a conciliação laboral e a vida familiar, organizada pela CIFOTIE e EZA com o apoio do Governo Regional. Estão presentes professores universitários, empresários, sindicalistas, representantes da comissão europeia que vieram da Lituânia, Estónia, Dinamarca, Espanha, França, Itália, Luxemburgo, Alemanha, Holanda, Malta, Roménia, Hungria e Portugal. As conclusões da conferência serão apresentadas no domingo, pelas 9h30."
Notícia : www.netmadeira.com

Pedalar pela solidariedade

"Quatro portugueses vão participar na Global Biking Initiative. É uma viagem que se cumpre todos os anos com o objetivo de angariar dinheiro para instituições de solidariedade. Desta vez os apoio vai para a Associação "Crescer Ser".


Notícia : www.rtp.pt

terça-feira, 5 de abril de 2011

Solidariedade: Espaço t promove no domingo um leilão com objetos doados por famosos

"Porto , 05 abr (Lusa) - O treinador e futebolistas do FC Porto, 
e estilistas e artistas plásticos, como Paula Rego, Alberto Carneiro e Armando
Alves, são algumas das personalidades que doaram objetos para o leilão
do Espaço t, a realizar no domingo, no Porto.
No 10.º leilão Espaço t -- "Ainda há muito a sonhar, ajude-nos a concretizar" - 
serão apresentadas obras de arte, objetos pessoais de personalidades 
e objetos de design.
"Mais uma vez, o Espaço t conta com a participação de artistas e
 personalidades que generosamente se associam a este projeto, ajudando 
ao seu auto-financiamento", 
referiu fonte dessa Associação para Apoio à Integração Social e Comunitária."
 Notícia : 5 de abril de 2011 , expresso 

terça-feira, 29 de março de 2011

Lula recebe prêmio em Portugal e pede uma "ONU mais representativa"

O ex-presidente Luiz Inádio Lula da Silva recebeu o prêmio Norte Sul no Parlamento português em Lisboa
"O prémio que o ex-presidente do Brasil recebeu é atribuído anualmente pelo Centro Norte-Sul do Conselho da Europa e distingue personalidades que contribuem pelas suas acções e exemplos, para a promoção da solidariedade e interdependência mundiais. No ano passado, este prémio foi atribuído ao ex-presidente da extinta União Soviética, Mikhail Gorbatchev.

Lula foi homenageado pelo dinamismo que imprimiu às relações Sul-Sul e por ter conduzido uma política externa apostada em promover, à escala global, a luta contra a pobreza e a promoção do desenvolvimento económico e da equidade social.
Além de Lula, a jurista Louse Arbour também foi distinguida pelo seu percurso em prol da defesa dos direitos humanos. Arbour  foi  procuradora da ONU para o tribunal Penal Internacional nos casos de genocídio da Yugoslávia e de Ruanda e comissária da ONU para os Direitos Humanos entre 2004 e 2008. Arbour agradeceu a oportunidade de partilhar este prémio com o ex-presidente Lula, porque considera que o mesmo foi um exemplo para toda a América Latina, e lembrou o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Melo, morto em Bagda, que muito lutou pelos direitos humanos.
O Centro Norte-Sul é o único organismo internacional com sede em Lisboa e foi criado para proporcionar um quadro para a cooperação européia em matéria de sensibilização da opinião pública para questões de interdependência e solidariedade mundiais, em conformidade com os princípios do Conselho da Europa."

Pauleta em jogo de solidariedade nas Flores


"O antigo avançado da seleção nacional, Pedro Pauleta, voltou aos relvados no último fim de semana, nas Flores, para ajudar a população da Fajãzinha, vitima de enxurradas no Inverno.


O jogador foi homenageado na Câmara das Lajes e conviveu com alunos de escolas locais.

A Fundação Pauleta fez um donativo para a reconstrução da localidade afetada pelas enxurradas e, além de participar num jogo, o futebolista esteve igualmente num jantar de sopas do espírito santo em que participaram 340 pessoas.

A deslocação de Pauleta ao Corvo foi adiada devido ao mau estado do mar no canal entre as Flores e a mais pequena ilha dos Açores."


Notícia: Telejornal RTP/A - 29 de Março de 2011

terça-feira, 22 de março de 2011

Voluntariado na Misericórdia

No dia 16 de Março de 2011 , o grupo iniciou o voluntariado na Misericórdia , os membros do grupo presentes foram a Diana e a Patrícia .
"Gostamos muito desta actividade e pensamos que estas pessoas ( muitas delas com falta de carinho)  também gostaram muito da nossa presença"

Formação a Voluntários Internacionais - Coordenador


"A Fundação AMI faz uma aposta forte no sentido de preparar e dar as ferramentas adequadas aos voluntários que partem em missão, para implementar projectos de acção humanitária e de cooperação para o desenvolvimento.

É nesse sentido que a AMI promove agora uma nova Formação, exclusivamente direccionada a coordenadores de país e projecto, que tem como principal objectivo de formar estes elementos em temas como a cooperação internacional, a gestão de ciclo de projectos, iniciação à contabilidade da missão, a comunicação, entre outros.

Formação a Voluntários Internacionais - Coordenadores terá a duração de três dias, com uma periodicidade anual, estando a primeira prevista para os próximos dias 4,5 e 6 de Abril. A acção realizar-se em Lisboa (em local a confirmar) e terá um custo de 40€ por participante.

Requisitos de candidatura:
  • Experiência prévia em missões da AMI (com qualquer área de formação), ou;
  • Participação na Formação a Voluntários Internacionais: Geral, e;
  • Formação e / ou experiência em gestão de ciclo de projectos, e;
  • Disponibilidade para partir em missão.
Local: Lisboa (local específico a confirmar brevemente)

As vagas serão ocupadas segundo a data de inscrição na formação.

Formalização das candidaturas:
Carta ou e-mail
  • Currículo actualizado
  • Ficha de candidatura à Formação
Prazo limite de inscrição: 25 de Março de 2011

Divulgação da lista de participante seleccionados: 28 de Março de 2011

Prazo limite de confirmação dos seleccionados: 31 de Março de 2011

Custo da Formação: 40€

Para informação adicional contactar:

Andreia de Carvalho / Telma Costa
Departamento Internacional
Rua José do Patrocínio, nº 49, Lisboa.
Tel.: 218362133 / Fax: 218362199

Notícia : AMI