terça-feira, 29 de março de 2011

Lula recebe prêmio em Portugal e pede uma "ONU mais representativa"

O ex-presidente Luiz Inádio Lula da Silva recebeu o prêmio Norte Sul no Parlamento português em Lisboa
"O prémio que o ex-presidente do Brasil recebeu é atribuído anualmente pelo Centro Norte-Sul do Conselho da Europa e distingue personalidades que contribuem pelas suas acções e exemplos, para a promoção da solidariedade e interdependência mundiais. No ano passado, este prémio foi atribuído ao ex-presidente da extinta União Soviética, Mikhail Gorbatchev.

Lula foi homenageado pelo dinamismo que imprimiu às relações Sul-Sul e por ter conduzido uma política externa apostada em promover, à escala global, a luta contra a pobreza e a promoção do desenvolvimento económico e da equidade social.
Além de Lula, a jurista Louse Arbour também foi distinguida pelo seu percurso em prol da defesa dos direitos humanos. Arbour  foi  procuradora da ONU para o tribunal Penal Internacional nos casos de genocídio da Yugoslávia e de Ruanda e comissária da ONU para os Direitos Humanos entre 2004 e 2008. Arbour agradeceu a oportunidade de partilhar este prémio com o ex-presidente Lula, porque considera que o mesmo foi um exemplo para toda a América Latina, e lembrou o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Melo, morto em Bagda, que muito lutou pelos direitos humanos.
O Centro Norte-Sul é o único organismo internacional com sede em Lisboa e foi criado para proporcionar um quadro para a cooperação européia em matéria de sensibilização da opinião pública para questões de interdependência e solidariedade mundiais, em conformidade com os princípios do Conselho da Europa."

Sem comentários:

Enviar um comentário