terça-feira, 29 de março de 2011

Lula recebe prêmio em Portugal e pede uma "ONU mais representativa"

O ex-presidente Luiz Inádio Lula da Silva recebeu o prêmio Norte Sul no Parlamento português em Lisboa
"O prémio que o ex-presidente do Brasil recebeu é atribuído anualmente pelo Centro Norte-Sul do Conselho da Europa e distingue personalidades que contribuem pelas suas acções e exemplos, para a promoção da solidariedade e interdependência mundiais. No ano passado, este prémio foi atribuído ao ex-presidente da extinta União Soviética, Mikhail Gorbatchev.

Lula foi homenageado pelo dinamismo que imprimiu às relações Sul-Sul e por ter conduzido uma política externa apostada em promover, à escala global, a luta contra a pobreza e a promoção do desenvolvimento económico e da equidade social.
Além de Lula, a jurista Louse Arbour também foi distinguida pelo seu percurso em prol da defesa dos direitos humanos. Arbour  foi  procuradora da ONU para o tribunal Penal Internacional nos casos de genocídio da Yugoslávia e de Ruanda e comissária da ONU para os Direitos Humanos entre 2004 e 2008. Arbour agradeceu a oportunidade de partilhar este prémio com o ex-presidente Lula, porque considera que o mesmo foi um exemplo para toda a América Latina, e lembrou o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Melo, morto em Bagda, que muito lutou pelos direitos humanos.
O Centro Norte-Sul é o único organismo internacional com sede em Lisboa e foi criado para proporcionar um quadro para a cooperação européia em matéria de sensibilização da opinião pública para questões de interdependência e solidariedade mundiais, em conformidade com os princípios do Conselho da Europa."

Pauleta em jogo de solidariedade nas Flores


"O antigo avançado da seleção nacional, Pedro Pauleta, voltou aos relvados no último fim de semana, nas Flores, para ajudar a população da Fajãzinha, vitima de enxurradas no Inverno.


O jogador foi homenageado na Câmara das Lajes e conviveu com alunos de escolas locais.

A Fundação Pauleta fez um donativo para a reconstrução da localidade afetada pelas enxurradas e, além de participar num jogo, o futebolista esteve igualmente num jantar de sopas do espírito santo em que participaram 340 pessoas.

A deslocação de Pauleta ao Corvo foi adiada devido ao mau estado do mar no canal entre as Flores e a mais pequena ilha dos Açores."


Notícia: Telejornal RTP/A - 29 de Março de 2011