sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Mais de 15 mil portugueses dispostos a prestar trabalho voluntário

"Nos últimos quatro anos, mais de 15 mil pessoas inscreveram-se na bolsa do voluntariado, uma plataforma online que permite «aproximar quem quer dar de quem precisa de receber».


Segundo a presidente da Entrajuda, instituição que lançou a iniciativa, a bolsa do voluntariado tem o mérito de permitir que as pessoas escolham a sua forma de voluntariado e a área e zona geográfica onde o pretendem desenvolver.

No Dia Internacional do Voluntariado, que hoje se comemora, foi lançado um novo site da bolsa de voluntariado, ao mesmo tempo que se ligou esta ferramenta à rede social Facebook.

«A bolsa tinha de ser modernizada e ligada com novas plataformas, como as redes sociais, abrangendo camadas mais jovens», justificou Isabel Jonet, presidente da Entrajuda e do Banco Alimentar contra a Fome.
 
Com o apoio da Portugal Telecom (PT) e da Caixa Geral de Depósitos (CGD), esta bolsa já ajudou mais de 800 instituições sociais que procuram voluntários.

Isabel Jonet faz um apelo ao voluntariado, lembrando que ser voluntário é mais do que trabalhar sem contrapartida financeira: «É uma maneira de viver, é um modo de estar na vida, em que cada um de nós é co-responsável pelos outros.»
 
E a falta de tempo não é argumento para virar costas ao voluntariado. É possível participar em acções pontuais, como pintar uma instituição ou ajudar a ajardinar uma área para crianças.

Para dar o exemplo, os presidentes das administrações da PT e da CGD inscreveram-se hoje na bolsa do voluntariado, durante a cerimónia de lançamento do novo site."





Sem comentários:

Enviar um comentário